Cursos

 

Com o objetivo de contribuir para a manutenção da saúde física e mental dos associados e seus dependentes, a AAC organiza e mantem os seguintes cursos:


  • Espanhol
  • Pilates
  • Teclado
  • Yoga
  • Hidroginástica
  • Dança de Salão

 

Alguns comentários de professores de cursos:

 

Palavras do professor de informática

Olá a todos!

Neste momento estou pensando naqueles que aqui chegaram com o mínimo possível de conhecimento sobre este universo tão imenso que é a Informática.

E  assim lembro-me de muitos que hoje já podem  enviar um e-mail para uma pessoa querida e outros que já fazem as suas pesquisas sobre diversos assuntos e até mesmo aqueles que conseguem  editar algum documento com certa finalidade.

Enfim vejo que a  Oficina de Informática tem sido muito importante para todos,  pois a Informática, além do que representa na modernização do planeta, ensina também, com o seu dinamismo,  que  o mundo em si vive em constantes mudanças e transformações e que todos devem buscar acompanhar a parte boa do processo; aqueles que não acompanham se atrasam, ficam de fora, ou seja, não alcançam a mesma plenitude do viver.

Aproveitando a oportunidade desejo a todos os  participantes da Oficina um futuro sempre melhor, para o que recomendo  encarecidamente, busquem  mais conhecimento, porém sem se esquecer de distribuí-lo aos demais, de modo que possam atingir mais facilmente seus objetivos e alcançar mais conscientemente os seus desejos.

Desejo a todos um ano cheio de boas caminhadas e lindas conquistas.

Frank – Professor da Oficina de Informática .

 

A importância da língua Espanhola

Na atualidade, aprender uma segunda língua é muito importante por estarmos vivendo numa sociedade globalizada. Além de expandir as possibilidades de comunicação, estudar outro idioma é uma forma de conhecer os significados das diversas culturas onde essa língua é falada, compreender um estilo de vida diferente e, desta maneira, ter uma visão de mundo mais ampla para compreender melhor o modo de ser e pensar de outros povos.

Em cada língua se pensa de forma peculiar e, quando se aprende outro idioma, a maneira de raciocinar recebe novas cores. Então, a nova língua se transforma num meio de formação intelectual, na medida em que incrementa o conhecimento e aumenta a agilidade do pensamento.

Por outro lado, aprender uma segunda língua traz benefícios ao cérebro, entre eles adiar o início do mal de Alzheimer. Embora o fato de estudar uma língua não previna a doença em si, está comprovado científicamente que as habilidades cognitivas dos bilíngues criam uma espécie de barreira que retarda o início do mal.

Por quê estudar espanhol?

Falar espanhol proporciona a oportunidade de poder se comunicar com mais de 450 milhões de falantes nativos e com mais de 100 milhões de estudantes estrangeiros, nos cinco continentes do planeta. É a quarta língua mais falada no mundo por nativos, sendo idioma oficial em 21 países, e é a segunda língua mais utilizada na comunicação internacional, depois do inglês.

Do ponto de vista cultural, os países de fala espanhola tem um lugar de destaque nas artes. Aprender espanhol permite a leitura das obras dos grandes poetas e escritores, a compreensão das produções cinematográficas e letras de músicas, na língua original.

O idioma espanhol é a língua de Miguel de Cervantes, Federico García Lorca, Jorge Luis Borges, Isabel Allende, Gabriel García Marquez, Mario Vargas Llosa, Eugenio Montejo, Pedro Almodóvar, Antonio Banderas, Penélope Cruz, Gael García Bernal, Manuel de Falla, Antonio Gaudí, Pablo Picasso, Diego Rivera, Carlos Cruz Diez, entre muitas outras celebridades.

A paixão espanhola e latina é contagiante. Quando se começa a conhecer seu idioma e sua cultura, ninguém quer parar.

E você, não gostaria de fazer parte da população de hispanofalantes?

Prof. :Erika Alezard Ostermann

Oficina : Espanhol

 

Palavras da professora Cecília

A Música como Ferramenta de Melhoramento da Vida das Pessoas da Terceira Idade

Podemos trabalhar a música na vida de uma pessoa independentemente da idade. Citaremos o idoso, pois, ao longo do tempo, com a ausência de práticas que geram uma maior duração dos mecanismos do nosso corpo e conservação de suas funções como, por exemplo, funções motoras e neurológicas, as pessoas tendem a ter uma série de problemas que acabam afetando sua vida diária. A música serve para ajudar a corrigir e/ou retardar alguns processos  específicos. Ao trabalhar a música com uma pessoa de idade mais avançada, fazemos com que ela trabalhe as articulações; as pessoas, ao atingirem uma certa idade,  perdem a agilidade. Ao tocarem um instrumento musical, como o piano/teclado, são trabalhadas de forma geral as articulações das mãos, fazendo com que, com o exercício diário, trabalhem os movimentos, diminuindo ou retardando problemas que só fariam progredir para pior.

Do mesmo modo, o aprendizado da música ajuda no caso dos problemas neurológicos pois, como trabalhamos com notas musicais -  DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL LÁ SI  -  que precisam ser memorizadas, reconhecidas e reproduzidas, o esforço e a atenção exigida fazem com que as pessoas  trabalhem o seu sistema neurológico, não o deixando ocioso para que tenda a perder suas funções, causando esquecimento dentre outras consequências, além de  tornar a pessoa mais alegre e  produtiva.

Toda pessoa, seja ela  idosa ou jovem, precisa de atividades para manterem ativas as funções do corpo. Se uma pessoa vive dentro de casa, sentada, não tem atividades físicas, não procura desenvolver a memória, tende a ter problemas, como dito anteriormente. É preciso que trabalhemos nosso corpo, tocando um instrumento, praticando exercícios, cantando e etc.

Cecília Leonor Nogueira Libório Leal - Professora da Oficina de Música.

 

Yoga e as pessoas na melhor idade

Muitas pessoas já perguntaram. “Sou demasiadamente velho para praticar Yoga?” A resposta é NÃO. Em todas as idades pode-se começar a praticar Yoga, e não existe nenhum motivo para não começar a fazê-lo aos sessenta, setenta ou até oitenta anos.

O Yoga estabelece e aprofunda a saúde da mente e do corpo, libertando o individuo de excitações nervosas e descompassos psíquicos. O propósito é libertar a mente das correntes negativas, estimulando os valores adormecidos, e desenvolvendo os imensos tesouros espirituais existentes no homem, através do autoconhecimento.

Uma das coisas mais importantes em nossa vida é a respiração. Com o tempo e as dificuldades do nosso dia a dia, vamos perdendo a capacidade de respirar, e o que deveria ser uma atividade natural do nosso corpo passa a trazer a sensação de desconforto e sacrifício. Co o Yoga, voltamos nossa atenção para a importância dessa função básica do nosso organismo, damos permissão para que essa energia vital volte a fluir, livremente, através de nós.

O importante é lembrar de que você não deve execeder-se a fim de obter  resultados e benefícios. Os movimentos  são progressivos, não importando quão enrijecido você possa estar ao começar, e se executar os movimentos com cuidado e suavemente – jamais se esforçando – sentirá que é capaz de avançar cada vez mais, à medida que seu corpo for se distendendo naturalmente..

Prof.: Alvarina Conceição Pereira

Oficina: Yoga

 

Leia também:

Como associar-se a AAC

Convênios

 


  • MISSÃO:

“Promover os meios para a defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas da Coelba e possibilitar a melhoria da sua qualidade de vida”.

 

Home | Associação | Notícias | Links e Telefones Úteis | Fotos de Eventos | Fale Conosco |
Rua da Bélgica nº 10, Ed D. João VI - 1º andar - Comércio - Salvador - Bahia.
Telefone - 71 - 3241-4328 / 3243-7476 (Fax) / 98643-1224. Email - contato@aacoelba.com.br
Associação dos Aposentados da Coelba - Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.